-
Arquitetos: Alvano e Riquelme; Alvano e Riquelme
- Ano: 2015
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: BSA, GLASSTECH, MK
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício faz parte de uma série de obras residências de pequeno porte que procura resgatar conceitos como a baixa densidade na moradia coletiva, repensar tipologias ajustando-se aos novos estilos de uso e a recuperação de uma escala de bairros com gabarito médio.
O projeto EY32 está localizado no centro da comuna de Providencia, em frente a rua Eliodoro Yáñez, em um contexto de origem residencial que foi sendo modelado com os passar dos anos até tornar-se uma área de uso misto.
O edifício conta com 32 apartamentos concebidos sob critérios de amplitude, flexibilidade e continuidade espacial, conceitos materializados graças à uma estratégia arquitetônica que considera os muros perimetrais como a estrutura portante do edifício.
Dessa forma, o interior do apartamento se transforma em uma planta adaptável aos diferentes programas que cada usuário possa definir.
A liberdade de relacionar os espaços e a percepção de amplitude são a consequência de uma série de decisões que se concentram na ideia de continuidade.
Tal continuidade é reforçada com janelas de chão ao teto que delimitam o interior/exterior dos apartamentos.
Os terraços foram pensados ao longo de todo o perímetro, de maneira que o usuário possa percorrer, desde um exterior coberto, todo o apartamento.
As áreas comuns confluem em um hall que conecta os nove pavimentos do edifício, espaço que outorga uma atmosfera e iluminação únicas a essas circulações interiores.
Na cobertura, foi desenhado um espaço de encontro com piscina, que se transforma em um mirante privilegiado para a cidade e para a imponente geografia do vale de Santiago.
A linguagem do edifício é caracterizada por uma fachada composta por tramados móveis por suas quatro fachadas, o que confere ao edifício um dinamismo permanente e vinculado com a experiência do usuário em cada apartamento.